Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ortodontia Gaúcha - Revista da Sogaor?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para AutoresINSTRUÇÕES GERAIS
Os artigos devem ser submetidos através do sistema de editoração eletrônico disponível no site da revista, obedecendo as diretrizes a seguir. Dúvidas em relação a este processo podem ser encaminhadas para o e-mail da revista (revista@sogaor.org.br). Eventualmente poderá ser solicitado o envio dos artigos pe
lo correio. Neste caso, deverá ser encaminhado para SOGAOR, Rua Souza Doca, 71, sala 607,  Cep: 90630-050 - Porto Alegre - RS – Brasil.  -  O artigo deverá ser escrito em idioma português, de forma clara, concisa e objetiva.
-  O texto deverá ter composição eletrônica no programa Word for Windows (extensão doc), usando-se fonte Arial, tamanho 12, folha tamanho A4, espaço duplo e margens de 3 cm, perfazendo um máximo de 15 páginas, sem contar com referências, tabelas e figuras.
-  O número de tabelas e figuras não deve exceder o total de dez (exemplo: seis tabelas e quatro figuras).
-  As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Medidas
(http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/Si.pdf)
-  Todas as abreviaturas devem ser escritas por extenso na primeira citação.
-   Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o local de fabricação entre parênteses (cidade, estado, país).  

ESTRUTURA DO ARTIGO

1. Página de rosto (será removida do arquivo enviado aos avaliadores).
1.1 Título: escrito no idioma português e inglês.
1.2 Autor(es): Nome completo, seguido de numeração em sobrescrito. Ao final da página, numeração indicando titulação, atividade principal (professor assistente, adjunto, titular; estudante de pós-graduação, especialização), afiliação (instituição de origem ou clínica particular, cidade, estado e país) e e-mail.
1.3 Autor para correspondência: nome, endereço postal e eletrônico (e-mail) e telefone.
1.4 Sugerimos que para a definição de autoria do artigo sejam utilizados critérios claros e objetivos. Recomenda-se leitura complementar sobre o tema ( Vieira, S. Editorial do Jornal Brasileiro de Dentística e Estética, Curitiba, v.2, n.6, abr/jun. 2003).
 

2. Resumo e palavras-chave

2.1 Resumo/Abstract : máximo de 200 palavras, em idiomas português e inglês, respectivamente.
O resumo deve contar com as seguintes partes:
- Artigo original: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão (Abstract: Objective, Methods, Results, Conclusions)
- Relato de caso: Objetivo, Breve descrição do caso e Conclusão (Abstract: Objective, Case Description, Conclusions) 
 - Revisão de literatura: a forma estruturada do artigo original pode ser seguida mas não é obrigatória.
2.2 Palavras-chave/Keywords: utilizar três palavras-chave, da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), encontradas no seguinte endereço eletrônico:  http://www.bireme.br/php/decsws.php 
3. Texto

3.1 Artigo original de pesquisa: deve apresentar os seguintes itens: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.
- Introdução: deve ser objetiva e apresentar o problema, justificar o trabalho e fornecer dados da literatura pertinentes ao estudo. No parágrafo final deve apresentar o(s) objetivo(s) e/ou hipótese(s) do trabalho.
- Metodologia: deve descrever em seqüência lógica a população/amostra ou espécimes, as variáveis e os procedimentos do estudo com detalhamento suficiente para sua replicação. Métodos já publicados e consagrados na literatura devem ser brevemente descritos e a referência original deve ser citada. Caso o estudo tenha análise estatística, esta deve ser descrita ao final da seção.
Todo trabalho de pesquisa que envolva seres humanos deverá citar no início desta seção que o protocolo de pesquisa foi aprovado pela comissão de ética da instituição e está registrado no SISNEP, de acordo com os requisitos nacionais e a Declaração de Helsinki. O número de registro do projeto de pesquisa no SISNEP/Ministério da Saúde ou o documento de aprovação de Comissão de Ética equivalente internacionalmente deve ser enviado, no caso de submissão on line o material deve ser enviado como arquivo suplementar.  como arquivo suplementar na submissão on-line (obrigatório).
- Resultados: devem ser escritos no texto de forma direta, sem interpretação subjetiva. Os resultados apresentados em tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto.
- Discussão: deve apresentar a interpretação dos resultados e o contraste com a literatura, o relato de inconsistências e limitações e sugestões para futuros estudos, bem como a aplicação prática e/ou relevância dos resultados. As inferências, deduções e conclusões devem ser limitadas aos achados do estudo.
- Conclusões: devem ser apoiadas pelos objetivos e resultados.
3.2 Relatos de caso: Devem conter: Introdução, Descrição do(s) Caso(s), Discussão e Conclusão.


4. Agradecimentos
  Devem ser breves e objetivos, a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria. O apoio financeiro de organização de apoio de fomento e o número do processo devem ser mencionados nesta seção.


5. Referências
  Deverão respeitar as normas do “International Committee of Medical Journals Editors” (Vancouver Group), disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.
5.1 As referências devem ser numeradas por ordem de aparecimento no texto e citadas entre parênteses.
Em citações diretas no texto, para artigos com dois autores citam-se os dois nomes. Ex: ";;;;De acordo com Santos e Silva (1)...";;;;. Para artigos com três ou mais autores, cita-se o primeiro autor seguido de ";;;;et al.";;;;. Ex: ";;;;Silva et al. (2) observaram...";;;;.
5.2 Citar, no máximo, 50 referências para artigos de pesquisa e de revisão de literatura e  30 para relato de caso.5.3 A lista de referências deve ser escrita em espaço simples, em seqüência numérica. A referência deverá ser completa, incluindo o nome de todos os autores (até seis), seguido de “et al.”.
5.4 As abreviaturas dos títulos dos periódicos internacionais citados deverão estar de acordo com o Index Medicus/ MEDLINE (www.pubmed.com) e para os títulos nacionais com LILACS e BBO (www.bireme.br).
5.5 O estilo e pontuação das referências devem seguir o formato indicado abaixo

Artigos em periódicos:
Armstrong D, Shen G, Petocz P, Darendeliler MA. A comparison of accuracy in bracket positioning between two techniques--localizing the centre of the clinical crown and measuring the distance from the incisal edge. Eur J Orthod. 2007 Oct;29(5):430-6. Artigo em periódicos em meio eletrônico:
Menezes Luciane Macedo de, Freitas Maria Perpétua Mota, Gonçalves Tatiana Siqueira. Biocompatibilidade dos materiais em Ortodontia: mito ou realidade?. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial  [serial on the Internet]. 2009  Apr ;  14(2): 144-157. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192009000200016&lng=en.  doi: 10.1590/S1415-54192009000200016.
Livro:
Graber TM. Aparelhos ortodônticos removíveis. 2. ed. São Paulo: Panamericana; 1997. Capítulo de Livro:
Proffit WRF, Henry W.; Sarver, David M.  . Concepts of Growth and Development.  Contemporary Orthodontics. 4th ed. St. Louis: Mosby Elsevier; 2007. p. 27-71. Dissertações e Teses:
Freitas MPM. Toxicidade da solda de prata utilizada em Ortodontia: estudo in vitro e in situ [tese]. Porto Alegre (RS): Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2008.
 Documento eletrônico:Allergic contact rashes. http://www.aad.org/public/Publications/pamphlets/AllergicContactRashes.htm. Accessed on June 5, 2006.

Observações: A exatidão das citações e referências é de responsabilidade dos autores. Não incluir resumos (abstracts), comunicações pessoais e materiais bibliográficos sem data de publicação na lista de referências.


6. Tabelas
  As tabelas devem ser construídas com o menu “Tabela” do programa Word for Windows, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem de citação no texto (exemplo: Tabela 1, Tabela 2, etc) e enviadas em arquivos separados com nome correspondente. O título deve ser explicativo e conciso, digitado em espaço duplo na parte superior da tabela. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas, nem usar espaços para separar colunas. Não usar espaço em qualquer lado do símbolo ±. Todas as tabelas devem ser citadas no texto. As legendas das tabelas devem ser inseridas ao final do arquivo de texto.


7. Figuras
  As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, quadros, etc) serão consideradas como figuras. Devem ser limitadas ao mínimo indispensável e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos segundo a ordem em que são citadas no texto (exemplo: Figura 1, Figura 2, etc). As figuras devem ser enviadas em arquivos em separado, com nome correspondente. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas, inclusive as abreviaturas existentes na figura. Todas as figuras devem ser citadas no texto. As legendas das figuras devem ser inseridas ao final do arquivo de texto.
7.1 As fotografias e imagens digitalizadas deverão ser coloridas, em formato tif ou jpg, com resolução mínima de 300dpi e 8 cm de largura, enviadas em arquivos individuais com nome correspondente.
7.2 Letras e marcas de identificação devem ser claras e definidas. Áreas críticas de radiografias e microfotografias devem estar isoladas e/ou demarcadas. Microfotografias devem apresentar escalas internas e setas que contrastem com o fundo.

7.3 Partes separadas de uma mesma figura devem ser legendadas com A, B, C, etc. Figuras simples e grupos de figuras não devem exceder, respectivamente, 8 cm e 16 cm de largura.

7.4 As fotografias clínicas não devem permitir a identificação do paciente. Caso exista a possibilidade de identificação, é obrigatório o envio de documento escrito fornecendo consentimento livre e esclarecido para a publicação.
7.5 Figuras reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar esta condição na legenda, e devem ser acompanhadas por uma carta de permissão do detentor dos direitos. O envio destas informações é de inteira responsabilidade dos autores.
  

8. Carta de Submissão 

A Carta de submissão deve seguir o modelo a seguir e deve ser assinada por todos os autores, responsabilizando-se pelo conteúdo original do trabalho. Em caso de submissão on line , escaneie a versão impressa e preenchida do termo de transferência de direitos autorais e envie para a revista.

 

9 - Os casos omissos serão resolvidos pelo corpo editorial

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em " Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, fonte arial 12, espaço duplo.
  3. Comprovante do registro do protocolo de pesquisa em seres humanos no SISNEP ou documento equivalente, quando cabível. (Enviar cópia em arquivo pdf).

  4. Figuras, gráficos e tabelas devem ser enviados em arquivos em separado, sendo que figuras devem ter resolução de 300dpi.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. A lista de legendas das figuras, gráficos e tabelas deve ser inserida ao final do arquivo de texto.
 

Declaração de Direito Autoral

";Os autores abaixo-assinados transferem todos os direitos autorais do artigo (Título do Artigo) para a revista Ortodontia Gaúcha caso o mesmo seja publicado. Os autores abaixo-assinados garantem que o artigo é original, não infringe qualquer direito de cópia ou propriedade de terceiros, não está sob análise para publicação em outro periódico e não foi publicado previamente, por meio impresso ou eletrônico. Declaramos que (existe/não existe) conflito de interesses (Especificar conflito de interesse caso exista). Eu (nós) assino(amos) e aceito(amos) a responsabilidade de publicação deste material.”             ______________________      ________________________    _________________________________Nome                                     Assinatura                                             Local e Data ______________________      ________________________    _________________________________Nome                                     Assinatura                                             Local e Data

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.