patronosogaor                

                Ademar Raupp Terra, Patrono da Ortodontia Gaúcha, foi um ilustre ortodontista, pioneiro e incentivador da formação da SOGAOR. Em 1993, ano de inauguração da atual sede, emprestou seu nome à sede da Sociedade. Dos seus 80 anos de vida, o Dr. Terra dedicou 43 à Ortodontia, publicando trabalhos, assistindo e apresentando cursos em todo o país. Tratou mais de 2000 casos Ortodônticos, dos quais reuniu um grande número muito bem documentado. Dr. Terra foi apaixonado pela profissão, e afirmava que possuía dois grandes amores na vida: Dona Lucy, sua querida esposa, e, a Ortodontia.

Abaixo você poderá conhecer um pouco mais desse professor que se aposentou aos 78 anos de idade e que, em 27 de janeiro de 2003, saiu da vida para entrar na história da Ortodontia Gaúcha e Nacional.

Nasceu em 22 de fevereiro de 1920, em Cidreira, na época pertencendo ao município de Osório.

 • Em 1940 prestou vestibular na faculdade de Medicina, para o Curso de Odontologia.

Em 1943 concluiu a faculdade de Odontologia.

Até 1947 trabalhou como clínico geral, interessando-se mais por crianças e adolescentes, pensando seriamente em estudar Ortodontia. Instalou seu consultório no Edifício Tocandiras, na Av. Borges de Medeiros, Porto Alegre/RS.
 Neste mesmo ano, estagiou na clínica do Prof. Oscar M. Aldecoa, considerado, na época, o maior Centro de Ortodontia da América Latina.

Em 1952 conheceu, através do amigo e colega Dr. Luís Carlos Guimarães, o Dr. José Édimo Soares Martins (que havia chegado recentemente de estudos nos USA). Com o Dr. Martins, conseguiu freqüentar o Departamento de Ortodontia da UFRJ. Dr. Terra fazia questão de ressaltar que foi através deste amigo sincero que teve oportunidade de mostrar em todo o Brasil seu trabalho como Ortodontista clinic.

Em 1958 participou da I ª Semana Paulista de Ortodontia, sob a liderança do Dr. Paulo Afonso de Freitas, onde com grande satisfação, diz ter feito o 1º curso de Cefalometria ditado no Brasil pelo argentino Dr. Raul Otãno Antier.

Em 1970 foi convidado pelo Dr. Sérgio de Souza Gonçalves, na época chefe do Departamento de Ortodontia da ABO/RS, a proferir curso sobre “Mecânica do Arco de Canto “. O grupo era formado por jovens interessados em Ortodontia dispostos a aprender. Isto foi motivo de orgulho para ele. O curso estendeu-se por 2 anos, realizado às sextas feiras à noite e sábados pela manhã. Muitos dos integrantes concluíram posteriormente cursos de mestrado em outros locais do país. Este primeiro movimento, culminou com um brilhante curso de typodont, ditado pelo Prof. Carlos de Souza Telles e pelo Prof. Hélio Fernandes, ambos do curso de Mestrado da UFRJ.

Em 1973 participou do simpósio sobre “Forças Extra-Orais” com os Professores Richard Reidel (USA) e José Édimo Martins, durante o Iº Encontro de Ortodontistas do Nordeste.

Em 1975 recebeu a Comenda Sta. Apolônia e o diploma de Honra ao Mérito Hardy Ebling conferidos pelo Sindicato dos Odontologistas.

Em dezembro de 1975, apoiou a iniciativa do Dr. Saul Castan, com mais 21 colegas, para formar a Sociedade Gaúcha de Ortodontia – SOGAOR.

Em 1979 foi convidado para ministrar curso na SBO do RJ.

Em 1985 teve um momento de grande emoção quando recebeu o título de Patrono da Ortodontia Gaúcha.

Em 27 de novembro de 1993 foi inaugurada a atual sede da SOGAOR, na rua Souza Doca n.º 71, que recebeu seu nome.
  

Em 1994 foi agraciado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins, indicado pelos ex-alunos do Curso de Mestrado da UFRJ, no VIII Encontro, realizado na cidade de Caxambú/MG.

O Dr. Terra nunca esteve ligado à Faculdade, mas foi considerado um grande mestre, enfatizando a importância da formação acadêmica aos mais novos. Deixou seu acervo para o museu da Faculdade de Odontologia da UFRGS e biblioteca da SOGAOR. Dono de um caráter que o fazia persistir no trabalho até seus últimos anos de vida, e a seguir princípios exigentes que lhe deram estímulo por toda a vida, este gaúcho do litoral, foi um grande exemplo aos colegas. Ciente de que o progresso exigia aperfeiçoamento técnico-científico e maior integração entre os colegas, mantinha-se atento aos acontecimentos. Brilhante Ortodontista, orgulhava-se de pertencer à SOGAOR. Seu consultório esteve sempre aberto aos colegas, que lá compareciam para buscar um parecer, para apreciar seus conhecimentos de Ortodontia ou simplesmente ouvi-lo narrar passagens pitorescas de sua vida profissional. Entre os associados da SOGAOR, é unânime a opinião de que a Ortodontia no Rio Grande do Sul deve muito a Admar Raupp Terra.